sábado, 27 de dezembro de 2008

Complicações no mar

Tenho uma má notícia antes de você começar a ler esse texto: ele não tem final. Sabe como é, fui escrevendo à toa e não tive nenhuma idéia de como finalizá-lo. Então, você tem duas opções: ou completa ele com sua imaginação ou simplesmente xinga o autor quando terminar de ler.
...

Ele pulou da escuna para a água azul do mar. Flutuou no ar por alguns instantes para depois atingi-la. Surpreendeu-se. Ao cair, afundou alguns metros na água e não sentiu chão, como esperava. Aquele trecho era profundo. Estranho, considerando que a praia parecia logo ali. Ouviu outros barulhos na água quando algumas pessoas saltaram da escuna também. Alguns pareciam tranqüilos com o fato de que não houvesse chão para pisar. Só descobrir isso fizera sua cabeça se encher de pensamentos nada animadores, até um pouco apavorantes. Sua mente produzia possibilidades um tanto mórbidas.

Mas ele não ia ficar ali parado na água, simplesmente pensando que o chão estava muito além do seu alcance. Queria chegar à praia. Talvez sentir um pouco de firmeza sob os pés o deixasse mais à vontade. Contudo, para se certificar de vez, tentou firmar as pernas em alguma coisa ali no meio do mar. Sentiu a parte inferior do corpo ser tragada para uma profundeza estranha e assustadora. Sua cabeça afundou e um pouco de água entrou-lhe pela boca. Quando a cabeça emergiu pelo empuxo, teve que tossir um pouco. Droga, tinha que nadar até a praia. Na verdade, precisava, para se sentir seguro. Daquele lugar onde estava, o casco da escuna parecia ter muito metros de altura. Ele não conseguia ver por onde subir e voltar. Tinha que ir para a praia porque estava começando a se desesperar e isso não era bom naquelas condições.

Posicionou o corpo e começou a dar braçadas na direção da areia. Nadava ora de olho aberto, ora de olho fechado. Sentia que estava se aproximando. Sim, para o solo firme; sim, para a segurança. Afastou da mente a pergunta que começava a se formar, pois ela trazia problemas e por enquanto, era bom resolver uma coisa de cada vez. Quando sentiu que o fôlego lhe faltava, interrompeu as braçadas e endireitou o corpo. Respirava pesadamente, com dificuldade. Mas isso não importava porque a areia estava bem ali a sua frente.

Procurou o chão com os pés. Surpreendeu-se. Ali ainda era fundo. Engoliu mais água que da última vez. Pôde senti-la entrando pela boca, queimando-lhe a garganta...Meu Deus, morreria afogado, era água demais...Quando a cabeça voltou ao ar livre, tossiu violentamente, sentindo impotência e um gosto ruim na boca. Maldita água...obrigou-se a nadar mais um pouco. Que merda, nadaria até estar dando braçadas na areia molhada. Pôde sentir, enfim, o chão tocando seus pés. O alívio envolveu-o como uma onda. Foi andando até a praia devagar, as pernas fracas, o corpo inclinado para a frente, tossindo. A julgar pelas vozes que ouvia, muitos dos seus amigos já estavam em terra. Caminhou mais um pouco e deixou-se cair sentado na areia, as pernas esticadas em forma de V, voltadas para o mar. Parecia que havia acabado de lutar contra um gigante. Inclinou a cabeça para trás. O céu lá no alto parecia infinitamente grande, infinitamente extenso, infinitamente azul. Depois olhou para o mar.

A bendita escuna parecia estar muito perto, mas na verdade se encontrava a só Deus sabia quantas braçadas de distância. Teria que voltar nadando, teria que voltar nadando, meu Deus! A simples idéia o deixava fraco. Alguém bateu em seu ombro. Um amigo lhe disse que o pessoal ia pegar uma trilha no meio do mato para tentar chegar num ponto mais elevado do morro. Era o único morro da pequena ilha, ao que parecia, e a escuna havia passado por dezenas de ilhas iguais a essa, todas com uma estreita faixa de praia ao pé de morros cheios de árvores. Estaria ele a fim de acompanhar a turma? Sim, ele iria, mas pediu ao amigo para ir na frente.

...


4 comentários:

Mi disse...

Ah, cadê o final??? Eu sei q vc avisou no começo, mas merece um final...

Bjos

Mi disse...

A propósito, vc me lembrou q tbm gosto de escrever, heheh.

Passa no meu tbm: http://lostwordsomh.blogspot.com/

bjos

Mi disse...

boa noitesssss!!
sim sou eu mesma, Michelle, como andam as coisas?
com ceteza vou estar sempre passando por aqui, bjos

Maykendell disse...

Carambolas, muito legal, esse mistério que você colocou da um interesse muito intenso tanto no que você postou quando em você!!
Estou curiosa sobre você, vamos tc qualquer dia desses?
skye_fofuxaah@hotmail.com